Garopaba

DSC01279_1

Cidade de Garopaba

Os registros dos primeiros habitantes da região de Garopaba datam de 50 milhões de anos. Os indícios de sua presença encontram-se nos sítios arqueológicos, tais como o morro dos índios que fica entre as praias da Barra e Ferrugem. O homem-do-sambaqui tinha na pesca e coleta de moluscos as atividades básicas para sua subsistência.

Índios tupis-guaranis xavantes e tribos canibais ainda habitavam as cercanias quando aqui chegaram os primeiros imigrantes, os açorianos, em 1666.

Nos anos 1970, com a chegada dos primeiros hippies e surfistas inicia-se a transformação da pequena cidade pesqueira em atrativo ponto turístico.

 

*No ano de 1795 foi fundada a Armação de São Joaquim de Garopaba, onde era caçada a Baleia Franca e estendeu-se até 1830, época em que foi descoberto o petróleo (querosene) e iniciou-se o uso do cimento. Os produtos mais importantes trazidos das baleias, eram o azeite e as barbatanas. O azeite era misturado com barro para a construção de casas e também para a iluminação de ruas e casas.

No ano de 1846 foi fundada a Freguesia de Garopaba, quando a Assembleia Provincial autorizou a instalação da Igreja Matriz, o Cemitério e a Casa Paroquial.

O local foi colonizado por imigrantes açorianos que se dedicavam à pesca. O nome GAROPABA, tem origem na língua guarani e significa “ Lugar seguro para ancoradouro de barcos”. A população indígena era constituida pelos índios carijós.
*Texto Prof. Manoel Valentim

Entre suas oito praias pode-se destacar a Ferrugem, Siriú e a Gamboa, cercada pela Mata Atlântica, onde pode-se observar as baleias francas, e possui também o maior sambaqui do mundo.

As praias são ótimas para a prática do surf, trazendo surfistas do Brasil inteiro para desfrutarem de suas ondas.

No turismo religioso pode-se destacar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz de São Joaquim, com característico estilo arquitetônico açoriano. No mês de junho sempre acontece a Quermesse de Garopaba promovida pela Igreja São Joaquim. A festa é realizada na praça central e resgata tradições da cidade além de shows regionais e nacionais.

Receba Novidades e

Promoções do Ferrujão